Negocianti - Agência Digital Web

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Classificação dos SI

E-mail Imprimir

Os sistemas de informação podem ser classificados pelo tipo de apoio que oferecem a uma organização. A Figura 11 mostra essa classificação conceitual,enfatizando o propósito principal dos SI: apoiar as operações e a tomada de decisão gerencial nas empresas.

A COMPETIÇÃO COM A TI

“A tecnologia não é mais uma questão secundária na concepção da estratégia as empresas, mas sua verdadeira causa e guia” (Kalakota, 1999).

O ambiente empresarial está se transformando cada vez mais rápido e as organizações, com o auxílio da tecnologia, são capazes de suportar a felxibilidade e arápida resposta de uma empresa moderna.(Rosini e Palmisano, 2006)

De fato, atualmente, a TI não consiste apenas em um conjunto de tecnologias que dão suporte às operações das empresas, visando a uma eficaz tomanda de decisão. Ela vai muito além disso, chega a mudar o modo como as empresas competem.

Sendo assim, você, como profissional, deve refletir e visualizar a TI como um meio de renovação organizacional e um investimento necessário para o processo de negócios de sua emrpesa.

O USO ESTRATÉGICO DA TI

O papel estratégico dos SI envolve utilizar a TI para desenvolver produtos, serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre as forças competitivas que ela enfrenta no mercado mundial.

Como analisar uma empresa e identificar suas vantagens competitivas? Como você pode desenvolver uma vantagem estratégica para sua própria empresa? E como os SI contribuem para as vantagens estratégicas? Pesquisadores da área de negócios oferecem várias respostas para essas questões. Vale destacar que, comprovadamente, o modelo mais usado para entender a vantagem competitiva é o modelo das cinco forças de Porter.

Segundo Porter (1985), esse papel gera o que chamamos de Sistemas de Informação Estratégicos (SIE), ou seja, SI que apóiam ou moldam a posição e estratégias competitivas de uma empresa. Por isso, um SIE pode ser um tipo qualquer de sistemas de informação (e.g. SIG, SAD, etc.), que ajude uma organização a:

  • Obter uma vantagem competitiva;
  • Reduzir uma desvantagem competitiva;
  • Alcançar outros objetivos estratégicos.

Porter (1985) também afirma que, uma empresa, para sobreviver e ter sucesso a longo prazo, deve desenvolver eficazmente estratégias para enfrentar cinco forças competitivas que definem a estrutura da competição em seu ramo de atividades. Elas estão representadas na Figura 13.

Para enfrentar essas forças, uma empresa deve fazer uso de uma diversidade de estratégias competitivas, representadas na Figura 14, que são:

  • Estratégias de Inovação

- Encontrar novas maneiras de fazer negócios.

a) desenvolver novos produtos e serviços;

b) ingressar em novos mercados ou segmentos do mercado;

c) estabelecer novas alianças comerciais;

d) encontrar novas maneiras de produzir bens/serviços;

e) encontrar novas maneiras de distribuir produtos/serviços.

  • Alavancar o investimento em TI

- Investindo em SI avançados e computadorizados para melhorar sua própria eficiência, as empresas conseguem desenvolver novos produtos e serviços que não seriam possíveis sem uma forte capacidade de TI.

- Intranets e extranets corporativas possibilitam às empresas alavancar seus investimentos anteriores em navegadores de Internet, PCs, servidores e redes cliente/servidor.

Em Destaque

Google tem lucro de quase US$2 bi, mas ações

SAN FRANCISCO - O Google divulgou ontem aumento de 23 por cento na receita do primeiro trimestre, superando a expectativa média de Wall Street, mas as ações desabaram cinco por cento uma vez que os números decepcionaram alguns investidores acostumados a resultados espetaculares da empresa.  

You are here: